terça-feira, 11 de maio de 2010

¡Vale!


O flamenco é música passional por excelência. O gênero, nascido em Andaluzia a partir de raízes ciganas, é visceral, e ao mesmo tempo cheio de alma. E se há uma voz do flamenco que é preciso conhecer, ela se chama Mayte Martín.

Mayte (ou em seu verdadeiro nome, María Teresa Martín Cadierno) nasceu em Barcelona em 1965. Ela começou sua carreira artística em 1985, quando passou a cantar nos circuitos de música flamenca da Catalunha. Seu primeiro disco – “Muy frágil”, lançado em 1994, é uma jóia do estilo.

Em 1997 ela venceu o prestigiado Concurso Nacional de La Unión (Múrcia), e foi a partir daí que seu nome se tornou referência no mundo flamenco. Mas Mayte já havia recebido, anteriormente, diversos prêmios por seu extraordinário talento, como em Córdoba, no ano de 1989.

Além de brilhante cantora, Mayte é violonista e compositora. E ela também envereda por outros estilos com igual maestria, como o bolero. É preciso escutar seu disco “Tiempo de amar”. Esse cd foi indicado ao Grammy de 2001 como melhor álbum flamenco. Lindíssimo. Vale conferir o dueto que faz com outra lenda, a cubana Omara Portuondo.

Aos apaixonados de plantão: Mayte Martín interpretando "Procuro olvidarte":




Veja também o vídeo de "Por la mar chica del puerto"

Visite o site oficial de Mayte Martín

Nenhum comentário:

Postar um comentário