domingo, 16 de maio de 2010

Tchaikovsky, O trágico apaixonado

Tchaikovsky considerava-se “um russo no sentido pleno da palavra”. A música de Tchaikovsky reflete perfeitamente a alma russa. Leva às últimas conseqüências a expressão emocional. Tchaikovsky não tinha vergonha de revelar o que sentia em suas composições. A maior característica da sua obra é a profusão de melodias de beleza arrebatadoras. Uma produção tão grande de temas e idéias melódicas que – ele mesmo admitiu – chegou a atrapalhar o processo da composição.

Como é comum aos grandes gênios, Tchaikovsky criou obras simples e puras em diversas formas musicais: balé, obras sinfônicas, música de câmara, óperas e concertos. Foi imediatamente aclamado por muitos, que reconheceram a sinceridade emocional de suas composições. E foi ao mesmo tempo rejeitado por muitos, que consideraram sua obra exagerada e sentimental, rotulando-a de kitsch.

Felizmente, venceu sua música, que influenciou gerações de compositores e artistas não só nas salas de espetáculos mas também na indústria cinematográfica. Tchaikovsky foi talvez quem mais inspirou as grandes trilhas musicais de Hollywood em seu apogeu – e a música romântica popular.

Tchaikovsky entregou-se às emoções humanas de corpo e alma, sem medo de se arriscar nem de se preocupar com a opinião alheia. Para escutar as obras desse grande compositor, é preciso se entregar às mesmas emoções para senti-las e entendê-las em toda a sua plenitude.

Poucos compositores provocam um impacto tão imediato no ouvinte quanto Tchaikovsky. É difícil permanecer indiferente à sua música. Seus concertos para violino e piano estão entre os mais populares de todos os tempos. A ópera Eugen Oneguin é a mais encenada fora da Rússia. Até as crianças, graças aos desenhos animados de Walt Disney, cantarolam e assobiam melodias de O Quebra-Nozes, de A Bela Adormecida ou de O Lago dos Cisnes, mesmo que não saibam pronunciar o nome do compositor. E o que dizer da Abertura 1812, que utiliza o bombardone, um imenso bombo de mais de 1 m de diâmetro cujo som imita canhões de verdade para comemorar a derrota do exército de Napoleão pelas tropas russas?

Dos três bailados compostos por Tchaikovsky: O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes, este último é o mais antigo, enquanto os outros dois são produto de um trabalho realizado para os Teatros Imperiais de São Petersburgo nos dois últimos anos de sua vida, aceito apenas porque se encontrava em situação econômica difícil. Ninguém imaginaria que essas três obras – o balé esquecido, O Lago dos Cisnes, e as outras duas compostas por necessidade – seriam, depois de convertidas em suíte, as mais populares no repertório de concerto mundial da sua música.

Nesse primeiro momento, poderemos ouvir, no vídeo abaixo, a monumental Abertura 1812,composta, como disse acima, para comemorar a vitória russa sobre as tropas napoleônicas. No segundo, terceiro e quarto momentos, poderemos acompanhar trechos dos famosos balés O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário