terça-feira, 18 de maio de 2010

Ousada, maliciosa e bem-humorada

“A gente faz amor por telepatia/ No chão, no mar, na lua, na melodia”. Os versos carregados de um erotismo em clima adolescente de Mania de Você marcam o início da parceria de Rita Lee com Roberto de Carvalho, a qual mudaria completamente a vida e a carreira artística dela. Lançada em 1979, a balada pop estourou nas paradas de sucesso e abriu caminho para composições maus suaves, que passariam a integrar o repertório da roqueira paulistana.

Filha de americano, Rita Lee já veio ao mundo, em 1947, com um nome para lá de artístico: Rita Lee Jones. Quando criança, teve aula de piano com a concertista Magdalena Tagliaferro e, aos 13 anos, montou sua primeira banda, Teenage Singers. Participou de outras formações até que em 1966, ao lado de Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, criou Os Mutantes, grupo de rock que faria história na música popular brasileira.

O trio já estreou com uma apresentação marcante: acompanhando Gilberto Gil na música Domingo no Parque no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. No ano seguinte, Rita, Sérgio e Arnaldo participaram do LP Tropicália ou Panis et Circensis e, com os maiores nomes da vanguarda tropicalista, lançaram seu primeiro álbum: Os Mutantes. Seguiram-se apresentações na França, outro disco e a consagração no cenário do rock com o espetáculo Planeta dos Mutantes, em 1969.

A irreverência e o psicodelismo eram a marca do trio, que manteve a sua formação original até 1972. Naquele ano, os dois rapazes do grupo enveredaram pelo rock progressivo e constataram que as mutações de Rita Lee apontavam caminhos diferentes dos deles próprios, e Rita acabou saindo dos Mutantes.

Rita seguiu o seu caminho e tornou-se a mais popular roqueira nacional com composições como Ovelha Negra e Agora só Falta Você, faixas do álbum gravado com a banda Tutti Frutti, Fruto Proibido. Isso antes mesmo de 1976, quando conheceu Roberto de Carvalho, que integrava a banda de Ney Matogrosso e se tornaria seu marido e parceiro de muitas canções de sucesso, como Mania de Você. A música foi lançada no disco Rita Lee, de 1979, que inaugurou a parceria profissional do casal. Rita conta que Mania de Você, além da malícia e do bom humor – que marcam grande parte da sua obra -, possui um componente autobiográfico, pois surgiu depois de um momento íntimo do casal. Nos anos seguintes, a dupla produziria hits como Lança Perfume, Nem Luxo nem Lixo, Banho de Espuma, Desculpe o Auê, canções que estenderam os domínios da roqueira ao universo pop, permitindo que conquistasse um público mais amplo.

Quando Mania de Você explodiu, ainda em pleno regime militar, imagens como “Molhada de suor/ De tanto a gente se beijar/ De tanto imaginar/ Loucuras” soavam bastante ousadas. Na mesma época, Rita chegou a ser acusada de “atentar contra a moral e os bons costumes” pela Divisão de Censura de Diversões Públicas por causa da letra da canção Papai Me Empreste o Carro. Os problemas de Rita com a polícia também passaram pela questão das drogas: em 1977, a cantora foi presa durante a gravidez sob a alegação de possuir maconha em casa. Ironicamente, naquele momento, conta Rita, a acusação não procedia: durante a gestação, ela não teria consumido drogas.

Agora, ouça no vídeo abaixo, a canção Mania de Você, essa balada maliciosa que até hoje embala cenas picantes de casais apaixonados ou não:


Nenhum comentário:

Postar um comentário