domingo, 23 de maio de 2010

Prelúdios

Há quem associe a genialidade de Frédéric Chopin aos prelúdios, imaginando que o polonês tenha criado o gênero. Ele não foi o primeiro a compô-los, mas os reinventou em sua forma e execução. No fim do século 17, o termo “prelúdio” começou a ser empregado para obras introdutórias de composições como sinfonias, óperas e concertos. No século seguinte, com Bach, o gênero foi repensado, mas continuou a ser usado como abertura para outras peças: as fugas (composições feitas com duas ou mais vozes melódicas simultâneas) e as tocatas (obras eruditas criadas para instrumentos de teclas). O exemplo mais conhecido dessa época, que influenciou definitivamente Chopin, é O Cravo bem Temperado, de Bach, que reunia dois livros com 24 pares de prelúdios e fugas para um.

O que Chopin fez foi escrever prelúdios exclusivamente para piano. Portanto, com ele, na primeira metade do século 19, o gênero deixava de ser pensado como abertura para obras maiores e começava a ser concebido como pequenas peças isoladas e independentes. As 24 que formam os Prelúdios, opus 28 foram compostas por Chopin entre 1836 e 1839. Esse período engloba desde os tempos em que o pianista conheceu a escritora francesa George Sand até seu exílio com ela em Palma de Mallorca, para cuidar da saúde. Na costa litorânea espanhola, Chopin concluiu as composições e as vendeu para o fabricante de pianos Camille Pleyel por 2 mil francos.

Pequenas obras para o instrumento, com duração que varia de aproximadamente 45 segundos a pouco mais de cinco minutos, os Prelúdios, como definiu o compositor alemão Robert Schumann, eram “esboços, inícios de estudos... ruínas, pluma de águia...”. No aspecto técnico, eles soam como se fossem estudos para pianistas, uns parecem feitos para exercitar mais a mão esquerda, outros exigem mais da direita. Um exemplo a ser destacado é o Prelúdio número 16 em Si Bemol Menor, em que o autor apresenta todo o seu virtuosismo, exigindo que a melodia seja tocada de forma extremamente rápida.

Embora tenha vivido no período romântico, Chopin era muito mais um minimalista e dominador da técnica do que um sentimental exagerado. Mas os Prelúdios são essencialmente demonstrações sintéticas das angústias e incompletudes vitais do autor – as “ruínas” da alma a que Schumann se referia. Uma das peças que carregam essa melancolia é o Prelúdio Número 4 em Mi Menor, que quase 150 anos depois teria inspirado Tom Jobim a compor a canção Insensatez.

No fim da década de 1840, pouco antes de morrer, Chopin ainda compôs dois prelúdios (opus 45) bem diferentes dos anteriores. Assim como os Prelúdios, opus 28 e os Estudos, opus 10 e 25, essas obras influenciaram composições de seus contemporâneos, como os Estudos Sinfônicos, de Robert Schumann, e os Estudos Transcendentais, de Franz Liszt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário