sexta-feira, 7 de maio de 2010

Oficina entrevista: Ana Amelia Yepez

Depois da conversa com o professor Simões, o Oficina da Radiola continua sua série de entrevistas com vários amantes da música espalhados por aí.

Agora conversamos com outra querida amiga minha: a Ana Amelia Yepez. Ana nasceu em Quito, capital do Equador. Ela é estudante, tem 20 anos e adora música. Confira as respostas que ela deu pra nós:

OR: Como/Por que você começou a gostar de música?
AA: Boa questão! Acho que já nasci com a música; minha mãe cantava o tempo todo antes de eu nascer. Além disso, meu pai é um grande amante da música clássica; então, pra mim a música é essencial como água; nasci com ela :-)

OR: Qual seu estilo musical favorito?
AA: É uma questão muito limitante, quero dizer: gosto de gêneros muito diversos. Em efeito, tudo depende da situação. Por exemplo: para dançar, ritmos “latinos”. Para estudar, música clássica; para dormir, música pop, por exemplo. Pra sair, rock. Bem, acho que depende também do humor

OR: Cantores, grupos e/ou bandas favoritas
AA: Gosto demais de coisas diferentes, e não me ligo muito a artistas. Gosto de descobrir novos ritmos e artistas, não sou fã de apenas um. Acho que cada gênero ou canção me toca, de uma maneira ou de outra. Por exemplo: pro cotidiano, gosto de ouvir artistas franceses como Gérard de Palmas, Olivia Ruiz ou Superbus.
Mas não me considero super-fã porque não me interesso por suas vidas, não tenho pôsteres ou CD’s.
Cresci ouvindo Metallica, Guns and Roses da parte de meu irmão mais velho; por outro lado, minha irmã mais velha, mais romântica, escutava coisas ao estilo Shakira – as músicas antigas – Laura Pausini.
E, claro, escutava nas festas as cumbias e salsas de Celia Cruz e do grupo Niche.

OR: Com que frequência escuta música? Como (mp3, cd, rádio, etc.)?
AA: O tempo todo, realmente; acordo e tomo banho ouvindo rádio. Enquanto cozinho, escuto música. Enquanto caminho, estou no ônibus, almoço no restaurante universitário com meu Ipod. Mesmo na hora de dormir, quando estou sozinha

OR: Como adquire as músicas? Em que formato (cd, mp3)?
AA: Antes eram CD’s, mas sem chances de trazer todos os CD’s para a França. Então, mp3. Com muita freqüência peço a meus amigos músicas das quais gostei. Assim, minha midiateca cresce :-)

OR: Qual sua música preferida? Por que?
AA: Hahahaha! Difícil, mas pode ser, “Así es la vida”, de um grupo mexicano que se chama “Elefante”. Ela fala do fato de que, às vezes, a vida é cor de rosa, às vezes escura. Ou ainda “La vida es un carnaval”. Realmente eu não sei

OR: Qual sua opinião sobre a pirataria e o download ilegal pela internet?
AA: Evidentemente é preciso que eu diga que é um crime, mas, ao mesmo tempo, eu não estaria sendo sincera, porque eu baixo músicas pela Internet de forma ilegal, principalmente pela rapidez. Neste mundo globalizado é impossível lutar contra

OR: Costuma ir a shows? Se sim, com que frequência? Se não, por que?
AA: Mmm não, é caro, ou os horários não são convenientes pra mim

OR: Toca algum instrumento? Canta? Compõe? Exerce alguma atividade artística (pintura, desenho, etc.)?
AA: Quando eu era pequena tocava piano e cantava, mas não mais hoje em dia. Hahaha, mas eu canto, claro, dizem que alegra o coração. Mmm, não componho, mas este é o trabalho de meu irmão. Faço desenhos, colagens e gosto de fotografia

OR: Estilo de música do qual não gosta. Por que?
AA: Mm.. hard rock, é muito forte, no meu ponto de vista; me estressa. E, pode ser, techno em doses fortes

OR: Fones de ouvido ou som alto?
AA: lol Os dois. Fones de ouvido quando saio, e som alto quando estou em casa

OR: Eu recomendo... (artista, música, etc.)
AA: Mmm... recomendo descobrir novos artistas, encontrar os artistas que fizeram a trilha sonora de um filme do qual você tenha gostado. Mmm... não sei, é super difícil decidir. Apocalyptica com o cover de Metallica. É muito bom pra se concentrar

OR: Pra mim, música é...
AA: Mmmm… pra mim, a música é uma forma de expressão muito completa. As lembranças se misturam às emoções. Uma maneira de se distrair, de sorrir e de aproveitar pra dançar. É uma arte que está sempre em movimento

Veja o clip de "Así es la vida", do grupo mexicano "Elefante", uma das músicas favoritas da Ana Amelia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário