segunda-feira, 7 de junho de 2010

Oficina entrevista: Magdala Borja

Chegamos ao fim de nossa série de entrevistas. E pra encerrar com chave de ouro, publicamos a conversa que tivemos com nossa amiga Magdala Borja. Magdala é jornalista, estudante de pós-graduação e nasceu em Luanda, Angola. Ela escreve uma coluna intitulada "África, aquele abraço"! no Blog do Tamanduá. Os textos são imperdíveis; vale à pena conferir.

Agora, vamos à entrevista com nossa querida Mag:

OR: Como/Por que você começou a gostar de música?
MB: Acho que já nasce com a pessoa! Vem das canções ninar. Penso que seja algo que nos é inconsciente, não tem como dizer desde quando gostamos da música... ela já vem dentro de nós, apenas vamos definindo as preferências.

OR: Qual seu estilo musical favorito?
MB: Para mim torna-se difícil escolher uma em particular. Depende muito do momento e daquilo que me passa pela cabeça. Há momentos que me apetece ouvir um pouco de soul music e há outros que preferiu algo mais clássico ou tradicional, e por aí vai. Então, não há como eu definir um estilo próprio. Para mim, a música foi feita para cada momento que nós é próprio e singular.

OR: Cantores, grupos e/ou bandas favoritas
MB: São vários, mas, assim no topo da minha lista de favoritos estão o Seal, a Sade Adu, Lokua Kanza, David Fonseca, Lura, Paulo Flores (o antigo, e não o atual), Tracy Whitney Houston, Gabrielle, Mariah Carey (a antiga, e não a da agora), Simple Red, Kasav, Incubus, Sugababes, Madredeus, Sara Tavares, Nelly, Ne-Yo, Rihanna, Blue e Nelly Furtado. E por aí vai, de acordo com o momento e com aquilo que passa na alma.

OR: Com que frequência escuta música? Como (mp3, cd, rádio, etc.)?
MB: Eu sou do lema: “Vida sem música não existe”! Frequentemente estou a ouvir, caso contrário faço de conta que estou a ouvir! ;-)
Ouço muito pelo rádio, mp3, CD, etc. desde que não me falte.

OR: Como adquire as músicas? Em que formato (cd, mp3)?
MB: Antes eu fazia a linha “politicamente correta”, mas como comprava os CD's por conta de uma ou duas músicas que adorava, e o resto da música deixava meio de lado, passei a fazer downloads, pois ficava-me muito caro comprar os CDs por conta das preferências. Mas, os downloads que faço têm em vista o respeito autoral.

OR: Qual sua música preferida? Por que?
MB: Muito difícil de ser respondida... mas vou optar por uma que faço sempre questão de ouvir... creio que seja ... sinceramente não sei... é muito complicado para mim escolher só uma.

OR: Qual sua opinião sobre a pirataria e o download ilegal pela internet?
MB: Não tenho uma opinião formada a respeito desse assunto, apenas o teria caso o mundo fosse menos de altos e baixos. A pirataria e os downloads só existem por conta mesmo das desigualdades sociais e por conta mesmo da malandragem humana que existe em nosso mundo.

OR: Costuma ir a shows? Se sim, com que frequência? Se não, por que?
MB: Costumo sim! Ultimamente, não tenho ido a muito porque não tem aparecido de nada atrativo.

OR: Toca algum instrumento? Canta? Compõe? Exerce alguma atividade artística (pintura, desenho, etc.)?
MB: Infelizmente, não nasci com nenhum talento musical! ;-(

OR: Estilo de música do qual não gosta. Por que?
MB: Não aprecio o heavy metal, ópera, funk e algumas músicas que surgem só por questões comerciais, por exemplo as músicas que surgem no Carnaval brasileiro como Lobo Mau, vou te comer.

OR: Fones de ouvido ou som alto?
MB: Vai depender da qualidade da música, por mim tanto faz.

OR: Eu recomendo... (artista, música, etc.)
MB: Lokua Kanza – Meu Amor; há que ter bons ouvidos para a deliciar plenamente!

OR: Pra mim, a música...
MB: Parte da vida... parte de um momento da nossa história de vida!

Confira a música "Meu amor", do congolês Lokua Kanza, dica musical de Magdala:



Visite o site oficial de Lokua Kanza (em francês)

2 comentários:

  1. Adorei meninas! Vocês são excelentes entrevistadoras! Parabéns meninas! Li todas as entrevistas e gostei do fato de vocês darem oportunidade a expressarmos o que achamos do Universo musical.
    Parabéns e Mil beijos! Adoroooo o blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mag, querida! Os entrevistados é que são interessantíssimos ;-) Venha sempre nos fazer uma visita!

    Bjos,
    Elis :-)

    ResponderExcluir