quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais admirado do que Maradona


Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango argentino. Foi compositor, intérprete e ator de inúmeras canções e musicais. Ainda hoje, a Argentina reverencia Gardel tanto quanto o jogador de futebol Diego Maradona. Não há um único cidadão argentino que não tenha profunda admiração por esses dois ídodos do país do tango.

Com Carlos Gardel o cadenciado ritmo portenho ganhou uma faceta mais romântica e deu volta ao mundo. Gardel foi um personagem emblemático em vida e continua sendo, potenciado pela ascendente projeção afetiva e social de sua legendária memória.

Lendária também é a questão de onde teria nascido o famoso cantor. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai no departamento de Tacuarembó baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas de época. Seria filho do líder político local Carlos Escayola e de Maria Lelia Oliva, que tinha 13 anos. Outros dizem que Gardel teria nascido na cidade francesa de Toulouse como Charles Romuald Gardès, filho de pai ignorado e de Berthe Gardès. Gardel, na verdade, gostava de toda essa polêmica e morreu deixando este ponto de interrogação. Quando perguntavam sobre o tema, dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".

Iniciou-se como cantor ainda jovem, aos 17 anos, com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. Sua primeira interpretação formal se dá no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, cantor uruguaio, com quem formou uma parceria por vários anos.

No ano de 1925, Gardel já era popular em toda a América espanhola. Em 1927 foi o ano da sua consagração na Europa, alcançando grande sucesso em Paris. Logo viriam Estados Unidos e o cinema. Nos estúdios da Paramount, em Nova York, atuou em vários filmes que fizeram grande sucesso e estenderam ainda mais a sua lenda. Alguns dos maiores sucessos de Gardel no cinema foram Flor de Durazno, El tango en Broadway, The Big Broadcast Of e Luces de Buenos Aires.

No dia 24 de junho de 1935, Gardel morreu num desastre aéreo, no auge da carreira e da fama, em Medellín, Colômbia. O mito de Gardel atravessou vigorosamente todo o século. Hoje representa um verdadeiro ícone do tango e continua sendo uma das personalidades mais queridas de toda a Argentina. Seus seguidores costumam dizer que ele "canta cada dia melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário