segunda-feira, 29 de março de 2010

Vamos dançar kizomba?

A lambada escandalizou em sua época pela dança sugestiva, de forte insinuação sexual. Entre os jovens, o ritmo teve sucesso absoluto, e a lambada acabou virando novela - e até filme. Outra dança sensual que segue a vertente da lambada é a kizomba - com a diferença de ter vindo do outro lado do atlântico - da África, mais especificamente de Angola.

A kizomba é um gênero musical e de dança angolano, nascido no final da década de 70. Ela é uma mistura de outros ritmos, como o semba e o zouk. O semba é um ritmo africano tradicional; a kizomba veio apimentar as coisas.

O ritmo é lento, mas muito insinuante. O casal dança em movimentos bem excitantes, suaves, sugestivos. As letras das músicas falam de temas recorrentes em estilos assim: paixão, ciúmes, traições. A música tem a percussão como base, e usa um tambor grave chamado surdo. O chimbau, ou prato de choque, também auxilia na construção melódica da kizomba.

É fácil encontrar músicas de kizomba cantadas não só em português, mas também em crioulo e francês. O ritmo é bastante popular não só em Angola, mas também em países próximos, como Cabo Verde.

Trago pra vocês "Nta amabo", kizomba cantada em crioulo pela caboverdeana Neuza, uma das estrelas do gênero em seu país:




Conheça uma loja virtual dedicada exclusivamente à kizomba

Um comentário:

  1. Muito legal saber que vocês diversificam os estilos de música do jeito que parecem único! Parabéns!

    ResponderExcluir