domingo, 21 de março de 2010

O poeta do Mar Negro

Há vozes inesquecíveis. Elas são frutos de timbres particulares, mas também do poder interpretativo dos artistas. Uma das vozes que nunca vou esquecer é a de Volkan Konak. A força e a emoção de sua voz me fazem sentir cada uma das palavras de suas canções.

Konak nasceu em Hacevara, na Turquia, em 27 de fevereiro de 1967. Ele é mestre em sociologia, e também estudou no Conservatório de Música de Istambul. Ele começou sua carreira como cantor e compositor em 1987. Por suas canções, Konak já recebeu vários prêmios, como o título de melhor cantor folk da Turquia e melhor artista em 2004 pela Associação Turca de Jornalistas.

A música de Volkan Konak tem raiz étnica, e presta homenagem sobretudo aos turcos do norte, região banhada pelo Mar Negro. Vale lembrar que a música dos Bálcãs é muito peculiar e rica, propondo misturas alegres, mas também melancólicas, de ritmos influenciados pelas heranças otomana, eslava e cigana.

Após o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (que chegou a atingir também a costa do Mar Negro), Konak dedicou várias composições à conscientização de seus ouvintes sobre as consequências do desastre para as áreas e as pessoas afetadas. Uma das belas canções em homenagem às vítimas de Chernobyl é "Gardaş". Confira:



Para saber mais sobre Volkan Konak, acesso seu site oficial (em turco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário