sexta-feira, 26 de março de 2010

Valsa, uma música familiar


Um, dois, três... Um, dois, três... E roda, roda...

É a valsa, num ritmo de três tempos. Ela envolve o casal num turbilhão de apenas alguns minutos que parece uma eternidade, tamanho o prazer que sentem os dois juntinhos, abraçados, flertando, sussurrando coisas de amor. Valsa é sinônimo de paixão. Um fascínio que permanece até hoje. Afinal, abrindo toda festa de casamento que se preze, ao casal de noivos cabe a primeira valsa, uma espécie de declaração pública de amor que os une.

A valsa se tornou um êxito sem precedentes na vida musical europeia das primeiras décadas do século 19. No entanto, quando surgiu como um tsunami na Viena dos anos 1820, o gênero foi considerado indecente, imoral e até prejudicial à saúde. A valsa foi, de fato, a primeira música verdadeiramente popular. E o responsável pela façanha não foi um homem apenas, mas uma família. A família Strauss.

Johann Strauss pai, nascido em uma modesta família de cabaré, teve uma vida breve mas aproveitou bem o tempo e criou sua própria orquestra, com a qual difundiu suas valsas. Aos vinte anos, teve seu primeiro filho, ao qual deu seu nome e que ficou ainda mais famoso que ele. O pai não queria que o menino se tornasse músico profissional, mas permitiu-lhe estudar piano, com a condição de que completasse seus estudos para se empregar em um banco.Mas o menino cresceu, enfrentou o pai e logo montou sua própria orquestra, tornando-se dessa maneira seu concorrente.

Rei morto, rei posto. Após a morte do pai, Johann Strauss II coroou-se de imadiato como o novo rei da valsa. Chamou a si as duas orquetras e saiu para conquistar a Europa. Pouco a pouco, foram incorporando-se à orquestra os outros irmãos: primeiro, Joseph e, muito mais tarde, Eduard, que nunca alcançaram o sucesso do irmão mais velho.

Johann II acrescentou pitadas de sofisticação à valsa, levando-a ao clímax, sem desconectá-la de suas raízes populares. Ele foi o mais fértil da família. Compôs 498 valsas, uma delas eterna, Danúbio Azul , que você pode ouvir no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário