segunda-feira, 8 de março de 2010

A rainha

Alguns cantores e cantoras são identificados como reis em seu estilo musical. Um títlo assim não vem por acaso: requer muito talento, brilho, sucesso, profissionalismo e anos de estrada. Não foi de uma hora pra outra que Celia Cruz se tornou rainha da salsa, nem Chava Alberstein a maior representante feminina da música ídiche.
Anos de trabalho sem dúvida não faltam a Esma Redžepova. Tampouco todas as outras características. Há 54 anos ela canta profissionalmente, e seu enorme talento lhe rendeu o título de rainha dos ciganos.
Esma nasceu em 1945 em Skopje, capital da Macedônia. Aos 11 anos, ela participou de um concurso de música. Foi a primeira vez que uma canção romani foi transmitida por uma emissora de rádio em seu país. Desde então, Esma conhece o caminho da fama. Contratada pouco tempo depois por Stevo Teodosievski, produtor musical, Esma partiu com o consentimento dos pais para estudar na Academia de Música de Belgrado, na Sérvia.
Esma e Stevo se apaixonaram e se casaram. Na época, ela tinha 23 anos. Estavam sempre juntos. Stevo faleceu em 1997, e Esma ficou um ano sem cantar. Voltou aos palcos, e em 2006 participou de um excelente "road movie" sobre músicos ciganos em turnê nos EUA, chamado "Gipsy Caravan".
Eles nunca tiveram filhos. O casal adotou 47 crianças, e muitos deles, hoje, são envolvidos com a música (inclusive vários tocam e cantam com Esma em suas apresentações pelo mundo). Esma é muito conhecida em seu país pelas obras de assistência às crianças e mulheres ciganas que mantém. Em 2002 ela chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Nos anos 70, durante um festival de música cigana na Índia, Esma recebeu o título de "rainha dos ciganos". Seu primeiro sucesso, "Caje sukarije" (bela garota cigana), foi regravado em um maravilhoso disco de 2008 que reuniu o sérvio Goran Bregović e a polonesa Kayah. Na canção, uma disputada moça cigana recebe os galanteios de vários rapazes.

Com vocês, a rainha Esma e sua "Caje sukarije", verdadeiro clássico da música cigana:


Saiba mais sobre Esma e sua música em seu site oficial (em inglês)

Um comentário: