Para inaugurar este blog, pensei em falar um pouco sobre uma das canções mais bonitas que eu já ouvi na minha vida e acredito também, que na sua vida, leitor, e de muitos outros brasileiros.
Esta canção já foi gravada e regravada por diversos cantores e cantoras como Orlando Silva, Elis Regina, Marisa Monte, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Maria Bethânia, Tom Jobim e Paulinho da Viola. Já adivinhou de qual canção estou falando? É a obra-rima de Pixinguinha e João de Barro, Carinhoso, música de tamanho sucesso e empatia que hoje faz parte do imaginário coletivo brasileiro.
A história de Carinhoso se confunde com a do próprio surgimento do choro. Os primeiros registros sobre o estilo datam de 1870, no Rio de Janeiro. "Chorões" era o nome que se dava a um grupo de músicos da época que misturavam música africana com samba e gêneros musicais europeus, entre os quais o mais proeminente era a polca. Mas foi no Rio de Janeiro, por meio dos cavaquinhos, violões e flautas dos chorões, que se misturou com o lundu, ritmo africano, e deu origem ao choro.
Fique com "Carinhoso" interpretado por Yamandú Costa. O vídeo é o trecho de um excelente documentário sobre o choro: "Brasileirinho" (2005), de Mika Kaurismäki.
Ameei a estreia!! Vcs são uma autarquia!!
ResponderExcluiradoro música! Não sou boa conhecedora, mas "with a little help from my friends" eu descubro que sou boa entededora!
rsrs
beijos!
sucesso na carreira blogueira!
Moni
Oh, Monique, querida! Esteja sempre por aqui!
ResponderExcluirValeu ;-) Beijo grande!
Aline e Elisiane
ResponderExcluirMuito bom o primeiro post, leve.
Sugiro quebrar o primeiro parágrafo em dois.
Janayde
Feito, professora :-)
ResponderExcluir